Carta formal

Pode ser identificada pelo uso de uma linguagem formal que implica a utilização de fórmulas de saudação e de despedida específicas, e a utilização frequente da 1.ª e 3.ª pessoa do singular/plural: eu/nós, ou você(s), respectivamente.

Clique nos espaços a azul, da imagem ao lado, para obter mais informação sobre a estrutura deste tipo de carta.

Seta para a direita

Dados do remetente

Devem situar-se no canto superior esquerdo.

Ex.:
Diogo da Silva Costa
Av.ª das Cartas Modelo, Bl. 12, 3.º Esq.
1650-654 Lisboa

Local e data

Devem ser separados por vírgula, apresentando o nome do mês por extenso.

Deve situar-se no canto superior direito, abaixo dos dados do remetente.

Ex.:
Lisboa, 16 de Setembro de 2014

Identificação do destinatário

A especificação do destinatário pode ser feita de várias formas.

Ex.:
 √  Exmo. Sr. XXXX
 √  Exma. Sr.ª D. XXXX
 √  Exma. Sr.ª Directora XXXX
 √  Exma. Sr.ª Presidente XXXX

Parágrafo inicial

Esta parte de carta deve conter uma breve saudação ou apresentar, sucintamente, o objectivo da carta.

Ex.:
Venho por este meio solicitar a sua apreciação do assunto que exponho, no âmbito de uma recente alteração do contrato de aluguer dos vossos serviços.

Corpo da carta

Parágrafo ou parágrafos onde se desenvolve de forma detalhado o assunto da carta, podendo introduzir-se novas questões.

Ex.:

Neste sentido, e no seguimento da carta que me foi enviada no passado dia 13 de Setembro, gostaria de referir que as condições inicialmente estipuladas não são concordantes com as que apresentam agora.

Ou seja, ficou definido um valor mensal de 34€ (trinta e quatro euros), e não os 39€ (trinta e nove euros) que referem, bem como que poderia usufruir ainda do serviço de gravação de canais.

Importa também referir que as condições gerais de utilização não prevêem este tipo de alteração, ainda que atempadamente comunicada, pelo que venho solicitar um esclarecimento e breve regularização da situação.

Fórmula de despedida

Termina a comunicação e inclui uma curta despedida.

Ex.:
 √  Grato pela atenção dispensada;
 √  Subscrevo-me, com a mais elevada estima e consideração;
 √  Apresento a V.ª Exa. os mais respeitosos cumprimentos.

Assinatura

Deve ser manuscrita e colocada no canto inferior direito, no fim da carta.